quinta-feira, dezembro 23, 2010

Feliz Natal, Meninas!



Como muita gente sabe, não sou dada a comemorações noelescas. Acho essa correria toda um grande engodo, com gente hipócrita transbordando por todos os lados, que sequer te olha na cara durante o ano todo e, quando chega dezembro, te diz um feliz natal por entre os dentes, e tira um sorrisinho pré-fabricado do saco, só pra se fazer de simpática. Outra coisa que me incomoda bastante nesse período é a demasiada importância que dão aos tais presentes e compras: a cidade vira um inferno - primeiro porque, não esqueçamos, é a chegada do verão no hemisfério sul, e diga-se de passagem, aqui no Rio o maçarico fica ligado quase que vinte e quatro horas por dia. Uma delícia. E como se não bastasse o calor infernal, aquele mesmo bando de gente hipócrita, lotando as lojas, quer de rua, quer de shoppings, bares, restaurantes e, pasmem: até farmácias! Uma grande sacada de marketing do sistema capitalista, essa de associar o nascimento do menino Jesus ao consumo...

Primeiro que nenhum de nós esteve lá e viu, com os próprios olhos, os tais reis magos presentearem o nascituro da manjedoura. Aliás, sequer temos certeza se o menino veio mesmo ao mundo...

Dia desses no twitter o humorista Marcius Melhem definiu em poucas palavras o meu sentimento pelo Natal: 'A coisa que eu mais amo nessa época de Natal é quando ele passa'.

Dito isso, como esse é um blog balzaquiano, e portanto, essencialmente feminino, gostaria de desejar, especialmente às minhas amigas e a todas as mulheres, uma farta ceia de Natal, repleta de iguarias e manjares dos deuses, se é que me entendem...

Nenhum comentário: