terça-feira, julho 05, 2011

Das Dificuldades em Desistir de uma Universidade Federal


Interessante como as coisas na vida mudam: interesses, sonhos, projetos e planos. Há 9 meses atrás, quando participei do Enem, estava disposta a realizar uma mudança radical em minha vida - isso incluía mudança de curso na faculdade, mudança de trabalho e até mudança de cidade, caso fosse necessário. Pois bem. E vai daí que o Enem possibilita a seleção pelo SISU - Sistema de Seleção Unificado, duas vezes ao ano, entre um semestre e outro, permitindo a inscrição em dois cursos em qualquer universidade federal do país. No primeiro semestre eu me inscrevi, porém não obtive sucesso, creio que pelo fato da concorrência ser maior.

E acontece que o segundo semestre chegou. E claro, que lá fui eu tentar novamente. Na primeira opção - Jornalismo, não obtive sucesso. É um curso hiper, mega concorrido, ainda mais na UFF; segunda opção: Letras, na Federal do Recôncavo da Bahia. Por que da Bahia, alguém deve está se perguntando. Sim, porque amo a Bahia, me identifico até à raiz do cabelo(literalmente!)com a Cultura e o modo de ser e viver do soteropolitano...

Mas continuando: sábado, 2 de julho, coincidentemente o dia em que a Bahia comemora sua Independência, saiu o resultado. Entrei no site e eis que meu nome figurava na lista de classificados, na 17ª posição, num total de 23 vagas. O susto foi tão grande, que fui tomada de assalto por uma enxaqueca insuportável, que durou por todo o sábado. Uma decisão muito difícil de se tomar, ainda mais com um prazo de matrícula tão curto. Hoje eu deveria estar em solo baiano, nessa cidadezinha aí da foto, porque o prazo começou hoje e termina amanhã...

E eis o eixo central da Crônica de hoje. Escolhi ficar. Ah, se esse resultado tivesse sido há seis meses atrás, no início do ano! Eu não havia começado a cursar Comunicação Social, portanto, não estaria completamente apaixonada pela área; há seis meses atrás, eu desejava mudar radicalmente a minha vida, queria descobrir novos horizontes, viver novas experiências e mudar de cidade seria uma ótima maneira de realizar esse intento. Há seis meses atrás, eu estava sozinha, descomprometida, livre, leve e solta; queria mudar de emprego, de casa.
Mas o Universo, esse Sábio infalível, respondeu aos meus anseios de forma inesperada e imprevisível. Me trouxe várias possibilidades de aprendizado e descobertas na faculdade; como consequência, minhas chances de trabalho aumentaram e novos projetos surgiram; conheci pessoas incríveis, profissionais sensacionais do ramo.
E o maior ganho de todos eles: o Amor pelo qual esperei durante toda a vida, finalmente se materializou. E sendo muito franca comigo mesma, percebi que não sou capaz de abrir mão dessas conquistas. Tomás me deu força, para ir, disse que eu não deveria perder uma chance dessas; insistiu para que eu fosse me matricular e na volta pensaria com mais calma. Mesmo assim, escolhi ficar. Penso que se eu fosse, poderia voltar ainda mais indecisa e confusa, e como boa taurina, sinto verdadeira aversão por dilemas. Escolhi ficar e arcar com todas as consequências da minha escolha. E sou muito feliz por isso.

Um comentário:

Maria Carolina Ildebrando disse...

Nossa Isa, posso imaginar a dúvida que tomou conta de você... Mas creio muito que quando as coisas são feitas com Deus e coração, elas sempre dão certo. Boa sorte pra vc =D